Curso «Implementação, manutenção e melhoria de Sistemas de Gestão de Energia segundo a Norma ISO 50001:2018», 15 e 16 de Outubro de 2019, Lisboa

Em 2011 o aparecimento de uma norma internacional (a ISO 50001:2011) relacionada com o tema gestão sistemática de energia, veio permitir às organizações de qualquer zona do mundo (pequenas ou grandes, privadas ou públicas, industriais ou de serviços), a adopção generalizada e uniforme de boas práticas em gestão de energia. Através da adopção dos requisitos desta norma, as organizações podem tratar dos seus aspectos energéticos, de forma metódica e sistemática.

Um Sistema de Gestão de Energia (SGE) permite que as organizações melhorem, de forma continuada e sistemática, o desempenho energético das suas actividades e processos e, consequentemente, que melhorem a sua produtividade energética e, ou, a sua competitividade.

De uma forma geral, o curso terá em conta o facto de que a ISO 50001:2018 assenta no ciclo Plan-Do-Check-Act típico dos sistemas de gestão ISO. Contudo, o curso proposto tem uma componente prática, associada aos aspectos da implementação e gestão das operações de um SGE, bastante forte. Neste curso, também será dada uma atenção especial aos aspectos práticos relativos às técnicas e métodos de planeamento energético.

 

Destinatários

Gestores de energia; Engenheiros de gestão industrial, de ambiente ou de manutenção; Gestores de edifícios, Facilities Managers, Gestores de sistemas de Gestão da Qualidade e Técnicos envolvidos na problemática da utilização de energia.

Nota: os formandos devem ter um conhecimento mínimo de aspectos relacionados com a utilização e gestão de energia.

 

Objectivos

Gerais: Pretende-se com esta acção de formação, que os formandos possam adquirir conhecimentos relativos à implementação, manutenção e melhoria de Sistemas de Gestão da Energia, com base na norma ISO 50001:2018.

Específicos: No seguimento do que atrás foi referido, os objectivos da acção proposta são:

  • Compreender:
    1. O conceito - Gestão Sistemática de Energia;
    2. O propósito de um Sistema de Gestão de Energia
  • Identificar e compreender os requisitos da Norma ISO 50001:2018
  • Identificar os aspectos técnicos e não técnicos que influenciam o desempenho e competitividade energética
  • Descrever a metodologia a aplicar, na implementação e no ciclo de vida do SGE

 

Conteúdo Programático

  1. Conceitos chave em torno da gestão sistemática de energia.
  2. Os requisitos da norma e as suas implicações na organização.
  3. Implementação, manutenção e auditoria de um SGE, passo-a-passo.

Metodologias

Exposição oral, baseada nos textos distribuídos, com recurso a técnicas audiovisuais.

Resolução de exercícios práticos, em regime de trabalho autónomo e de debate no grupo de formação.

 

Formador: Tiago Queiroz Santos (Eng.)

– Engenheiro Mecânico (IST), especializado em Termodinâmica Aplicada desde 2003. Iniciou a sua experiência profissional na área da gestão da manutenção, inicialmente, de centrais termoeléctricas da EDP e mais tarde, nos edifícios da Portugal Telecom, onde também implementou e geriu, serviços de eficiência energética. Em 2008 tornou-se técnico auditor energético, reconhecido pela Direcção Geral de Energia e Geologia, no âmbito do SGCIE. Em 2010 chefiou a criação do departamento de Eficiência Energética de uma empresa de soluções de energia solar, onde realizou certificação energética de edifícios, auditorias energéticas à indústria e onde preparou a estrutura do modelo de negócio da contratação de desempenho energético baseada no modelo das ESCO. Actualmente é sócio gerente da Your Savings, Lda, uma empresa de consultoria, formação e de apoio ao desenvolvimento internacional em matérias de eficiência e gestão energética.

Detém uma pós-graduação em sistemas sustentáveis de energia no âmbito do programa MIT Portugal. É profissional habilitado e certificado pela Efficiency Valuation Organization (EVO), para realizar serviços de medição e verificação (M&V) do desempenho energético de medidas de eficiência, com base no IPMVP. Em 2011, logo após a publicação da norma ISO 50001:2011, qualificou-se como Auditor Líder da norma.

 

DURAÇÃO: 16 horas

 

 Ficha de Inscrição