«Curso Básico de Fiabilidade» Nível 1 [CBF-N1] - Lisboa, 25 de Outubro de 2019, Lisboa -

«Curso Básico de Fiabilidade» Nível 1 [CBF-N1] - 8 horas-

Data: 25 de Outubro de 2019, Lisboa - 09:00/13:00 – 14:15/17:45

 

Desde o início da história, a Humanidade tem sempre tentado prever o futuro. Alguns métodos passavam por ver o voo das aves, o movimento das folhas das árvores ou a cor do céu. Hoje em dia a Engenharia já não necessita de tais métodos, nem de bolas de cristal, para prever o comportamento futuro dos seus bens.

Através da análise dos dados de vida os Engenheiros de Fiabilidade conseguem determinar a probabilidade dos componentes, unidades, sistemas e equipamentos poderem realizar as suas funções durante um certo período de tempo, sob determinadas condições, sem que ocorram avarias.

A qualidade de um bem (ou serviço) pode alterar-se ao longo do tempo. Ao desempenho desse bem durante um determinado período de tempo, distância percorrida, número de ciclos ou outro parâmetro de funcionamento, satisfazendo, cumprindo ou funcionando de forma satisfatória, é o que se dá o nome de Fiabilidade!

Assim, a Fiabilidade pode ser descrita como a aptidão de um bem para cumprir uma função requerida, sob determinadas condições, durante um dado intervalo de tempo.

O “Curso Básico de Fiabilidade – Nível 1”, apresenta-se como o meio indicado para a aquisição dos conhecimentos básicos na área da Fiabilidade, fundamentais para estabelecer o ponto de partida para a realização de análises simples de Fiabilidade de componentes

 

Destinatários

  • Gestores de Manutenção
  • Gestores Industriais ou de Produção
  • Engenheiros
  • Projectistas
  • Profissionais e Técnicos ligados à Manutenção, Operação e Gestão de Activos Físicos
  • Todos os interessados em aprofundar conhecimento na área da Fiabilidade

 

Objectivos

  • Dotar os formandos do conhecimento básico da teoria da Fiabilidade, entendimento da sua importância e o potencial da sua aplicação.
  • Entender as principais distribuições estatísticas usadas em estudos ou análises de Fiabilidade.
  • Incrementar o nível técnico dos Formandos na área de Fiabilidade com vista à promoção da melhoria do desempenho dos activos físicos
  • Reconhecer o potencial da teoria da Fiabilidade como meio de suporte para a tomada de decisão, tendo por objectivo a prevenção de avarias e delineamento de Programas de Manutenção, com a consequente diminuição do risco e optimização dos custos.
  • No final da formação os Formandos devem possuir uma visão global da importância dos estudos de Fiabilidade, dos modelos matemáticos usados e sua aplicação, tendo por base os dados correspondentes aos tempos até à falha dos bens sob análise.

 

Conteúdo Programático

  1. Introdução à Engenharia da Fiabilidade
  2. Fiabilidade, Manutibilidade e Disponibilidade (RAM)
  3. Fiabilidade e Qualidade
  4. Distribuições estatísticas usadas em estudos de Fiabilidade 
  5. Fiabilidade de componentes
  6. Casos práticos
  7. Fiabilidade de sistemas
  8. Casos práticos

Metodologias

  • Apresentação dos temas com recurso a suporte multimédia.
  • Estudo e resolução de problemas com exemplificação de casos práticos.

 

Formador: José Sobral (Prof.)

Licenciado em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Mestrado em Manutenção Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutoramento em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Até 2005 trabalhou por mais de uma década numa empresa de instalações técnicas especiais, desempenhando funções de Director de Produção.

Desde 2005 é docente na Área Departamental de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, leccionando unidades curriculares relacionadas com a Gestão da Manutenção, Fiabilidade, Activos Físicos e Processos Industriais e Tribologia. Possui diversas publicações em Conferências nacionais e internacionais, assim como em revistas internacionais. Conta com diversas orientações de dissertações de mestrado na área da Manutenção, Gestão de Activos e Fiabilidade.

 

DURAÇÃO: 8 Horas

 

 Ficha de Inscrição

 

Formação Profissional

A.P.M.I. - Associação Portuguesa de Manutenção Industrial

Travessa das Pedras Negras, N.º1, 1.º Dto., 1100-404 LISBOA, Portugal

Tel: 217 163 881 ou 217 144 051

Fax: + 351 21 716 22 59        Tm: 916 143 914 , 961914107 e 962 992 200         

apmigeral@apmi.com.pt         Web-site: www.apmi.pt