Curso A simulação dinâmica e de “monte carlo” aplicadas à Gestão da Manutenção, 18 de Setembro de 2019, Lisboa

A simulação é uma ferramenta que possibilita experiências em ambientes virtuais, permitindo a análise de aplicações naturais e artificiais a níveis sem precedentes na história científica, bem como a análise de aplicações complexas.

Os avanços da tecnologia permitiram que, os estudos de simulação sejam actualmente mais acessíveis. Realizar simulações não é, em geral, simples e exige diversos tipos conhecimentos e de decisões que são necessárias, antes do início das simulações. Com a simulação, geralmente não há uma resposta correcta simples, mas sim um conjunto de cenários testados que ajudam e apoiam as tomadas de decisão.

A simulação, também liberta o gestor/analista, de uma grande quantidade de trabalho repetitivo, envolvido na substituição de números em fórmulas e tabelas e permite que o analista se concentre nos resultados. Outra vantagem da simulação, é a percepção do desempenho do sistema, tanto pelo processo de modelação em si, quanto pela experiência obtida pela simulação.

Em suma, a simulação é uma abordagem madura e económica de resolução de problemas, que evolui continuamente com o aumento do poder computacional disponível e com um grande potencial de aplicação na área de gestão da manutenção.

Destinatários

Gestor de Manutenção; Gestor industrial ou de produção; Engenheiros; Projectistas; Todos os interessados em aprofundar conhecimento nesta área

Objectivos Gerais

Apresentar as diversas técnicas e ferramentas de simulação;

Aplicar as ferramentas de simulação na gestão da manutenção

Objectivos Específicos

As Metodologias para a modelação dos sistemas de simulação

A interligação das ferramentas de simulação com a gestão da manutenção

Identificar e classificar os tipos de dados do histórico dos equipamentos

A análise de dados e a sua organização

Optimizar e dimensionar as equipas de manutenção

Optimizar e dimensionar o sector da Logística da manutenção

Conteúdo Programático

Introdução à simulação

A modelação conceptual

Estatística e Monte Carlo - conceitos base e aplicações 

Os dados na manutenção (completos, censurados e truncados)

Simulação DES - discrete event systems e Simulação ABM - agent based modeling

Casos práticos (com software específico).

Metodologias

Apresentação com recurso a multimédia.

Estudo e resolução de problemas com casos práticos.

Formador: Daniel Gaspar (Eng.)

Licenciado em Engenharia Mecânica, ramo produção, pelo Instituto Superior Técnico. Mestrado em Manutenção Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Docente do Departamento de Engenharia Mecânica no Instituto Politécnico de Viseu. Desenvolveu e trabalhou com alunos em inúmeros projectos em empresas de diversas áreas, tais como: ramo automóvel, farmacêutica, metalomecânica, petroquímica, etc. Presidente da CT 94 – Manutenção industrial e da CT 204 - Gestão de activos. Autor de vários artigos e apresentações nas áreas de fiabilidade, manutenção e simulação.

DURAÇÃO: 8 horas

Documentação de apoio

Ficha de Inscrição no Curso