Curso «A Fiabilidade e Manutibilidade de Sistemas» - 28 horas - 21, 22, 28 e 29 de Março de 2019 - Lisboa

De modo a compreender que as políticas de manutenção dos activos físicos devem ser selecionadas em função das consequências específicas das falhas para a Organização (económicas, segurança e operacionais) e não necessariamente conforme os manuais dos construtores recomendam, a APMI organiza este curso sobre Fiabilidade e Manutibilidade de Sistemas.

 

Destinatários

Quadros Técnicos e Engenheiros responsáveis pela Manutenção de instalações e de equipamentos de produção em empresas industriais e grandes edifícios (hotéis, hospitais, centros comerciais, bancos, etc.);

Quadros e Gestores operacionais que ambicionem exercer a função de Gestores de Activos Físicos.

 

Objectivos

Divulgar os conceitos teóricos e práticos que permitam:

  • Determinar a probabilidade de falhas na exploração de equipamentos;
  • Determinar a periodicidade óptima de manutenção preventiva sistemática e ajustá-la com a experiência;
  • Determinar um calendário de inspecções em manutenção preditiva e ajustá-lo com a experiência;
  • Determinar a fiabilidade e a disponibilidade de sistemas reparáveis arranjados em série e em paralelo activo e passivo;
  • Determinar os principais indicadores de performance da gestão da manutenção de um equipamento/sistema;
  • Determinar os custos de manutenção e a disponibilidade previsionais da política correctiva e preventiva (sistemática e condicionada) de um equipamento/sistema.

 

Metodologias

  • Exposição de conceitos com recurso ao método dedutivo;
  • Resolução de casos com o apoio de aplicações prontas e de templates em MS-EXCEL;
  • Os formandos recebem documentação e cópias dos slides projectados em formato PDF.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conceitos básicos

Gestão de activos e enquadramento nas PAS 55 e ISO 55000. Sistemas, órgãos e componentes (LRU). Codificação e ISO 14224. Funções e falha de função. Naturezas, modos e causas de falha. Efeitos de falha e sua criticidade. Fiabilidade intrínseca e extrínseca. Períodos do ciclo de vida de um componente. Análise RAMS. Árvore de falhas. Reporte FRACAS. Manutenção com Base na Fiabilidade (RCM) e análise FMECA/FMEA. Análise do Custo do Ciclo de Vida (LCC). Políticas de manutenção e diagrama de decisão. Intervenções preventivas sistemáticas, condicionadas e detectivas. Funções de evolução temporal da degradação. Órgãos e componentes reparáveis e não reparáveis. Disponibilidade. Ciclo: Dados; Informação; Conhecimento; Apoio à Decisão. Eficiência Operacional de um Equipamento (OEE).

Medição da Fiabilidade

Medição empírica em testes de vida acelerada. Taxa instantânea de falhas. Curva de mortalidade (“banheira”). Período infantil, de vida útil e de degradação. Taxa média de falhas em vida útil. Disponibilidade intrínseca, realizada e operacional. Distribuições teóricas de probabilidade de falha (Weibull, Normal, Exponencial e LogNormal). Informação completa e informação censurada. Determinação dos parâmetros da distribuição de Weibull de melhor aderência. Testes de demonstração de fiabilidade (duração fixa e sequenciais). Determinação de curvas P-F (falha potencial e falha funcional) com base na extrapolação de medidas de degradação histórica observada. Normas. Exemplos em MS-EXCEL.

Fiabilidade de sistemas

Composições de Fiabilidade. Sistema de Componentes em Série. Sistema-série não reparável (SSNR). Sistema-série reparável (SSR). Sistema de Componentes em Paralelo. Sistema Redundante Activo Não Reparável (SRANR). Sistema Redundante Activo Reparável (SRAR). Sistema Redundante Activo com repartição de carga. Sistema de Redundância Modular Tripla (TMR). Sistema de Componentes em Paralelo Passivo. Sistema Redundante Passivo Não Reparável (SRPNR). Sistema Redundante Passivo Reparável (SRPR). Sistemas-Série Paralelo (Sistemas Não Reparáveis). Sistemas complexos (sistemas não reparáveis). Exemplos em MS-EXCEL.

Custos em manutenção

Políticas de manutenção. Duração de intervenções. Custos de oportunidade. Periodicidade económica de manutenção preventiva sistemática e seu ajustamento com a experiência ao longo do tempo. Calendário de inspecções em manutenção preventiva condicionada e seu ajustamento com a experiência ao longo do tempo. Monitorização da degradação, extrapolação de dados e determinação da periodicidade económica em manutenção preditiva. Previsão de custos de manutenção e de disponibilidade em manutenção correctiva e preventiva (sistemática e condicionada). Exemplos em MS-EXCEL.

 

Documentação de apoio

  • Aplicações EXCEL que forem trabalhadas durante as sessões;
  • Slides PP formatados em PDF que forem projectados

 

Formador: Rui Assis (Prof.)

Doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Licenciado em Engenharia Mecânica, ramo Termodinâmica, pelo Instituto Superior Técnico. Bacharelado em Eletrotecnia e Máquinas pelo ex-Instituto Industrial de Lisboa e em Máquinas Marítimas pela Escola Náutica. Ex-Professor convidado junto da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica para os mestrados de Engenharia Biomédica e Engenharia Industrial e membro do Conselho Científico. Professor associado junto da Universidade Lusófona para a licenciatura de Engenharia e Gestão Industrial (Investigação Operacional e Técnicas de Simulação). Formador no Instituto de Soldadura e Qualidade nas pós-graduações em Engenharia da Qualidade, Engenharia da Segurança e Gestão da Manutenção. Formador na APMI em cursos de curta duração sobre RCM. Consultor de empresas em Economia Operacional e Gestão de Activos Físicos. Ex-quadro e gestor de várias empresas privadas. Ex-Oficial Maquinista Naval da Marinha Mercante. Autor de vários artigos e nove livros sobre temas de gestão e de software de apoio à decisão.

 

Duração: 28 horas

Divulgação e Ficha de inscrição